Seu cheque devolvido é falso…

By | 1 de dezembro de 2013

Este é um post de utilidade pública. O mundo real é cheio de armadilhas, disso você já sabe, mas não esqueça que o mundo virtual pode lhe trazer ameaças bastante reais.

Hoje eu falo do cheque devolvido. Se você já trabalhou ou trabalha com cheque e, de repente você recebe um e-mail lhe notificando que seu cheque foi devolvido, a primeira reação é verificar que cheque é esse. Veja a imagem abaixo:

e-mail cheque falso devolvido

 O e-mail parece ser da Caixa, mas só parece. Minha conta é da caixa, mas não trabalho com cheques, então o e-mail não me assustou. Se você recebeu e está com dúvidas, fique tranquilo, seu cheque não foi devolvido e este e-mail é falso, ou como se diz na internet “fake”.

Todo o conteúdo do e-mail é uma imagem e ao você clicar em qualquer lugar da imagem, um link vai lhe direcionar para um site que provavelmente baixará um vírus para o seu computador. Felizmente, no momento em que eu escrevo este artigo, o referido site já está fora do ar.

Delete o e-mail e tome cuidado com outros parecidos. Nunca clique em e-mails suspeitos com nomes de bancos ou grandes empresas. Na dúvida, ligue para a empresa para saber se procede deles. Segurança é tudo.

2 thoughts on “Seu cheque devolvido é falso…

  1. Lurdes Azevedo ramirez

    Adorei acabei receber um email desses só que do banco do Brasil e não tenho conta na MSM .e muito menos mecho com cheque..se eu não pesquisasse talvez cairia …..e meu computador já era de virus ainda bem que temos pessoas assim como VC pra nos alertar……uma duvida se abrisse no Android pegaria virus? Sendo que é outra prata forma….

    Reply
    1. luferinfo Post author

      Olá Lurdes, muito obrigado por seu comentário. Quanto à sua pergunta a resposta é a seguinte: os vírus criados para Windows não funcionam no Android. Mas ainda assim é preciso cautela. O que pode acontecer também é que este tipo de site direcione para uma página falsa que pede os dados de login e senha do banco. Nesse caso, seria independente do seu sistema. Qualquer dúvida, fique à vontade para perguntar.

      Reply

Deixe uma resposta