Como se livrar de vírus de Facebook

By | 6 de junho de 2014

Oi amigos! Esta semana tenho enviado algumas mensagens para as pessoas que estão enviando spam automaticamente a partir de suas contas do Facebook. A rede social Facebook já foi mais segura e livre de SPAM, hoje já não dá para dizer o mesmo. Todos os dias recebo mensagens do tipo “emagreça como fulano”, “ganhe dinheiro dormindo” e também sou marcado nestas postagens.

Spam no Facebook

O pior de tudo é que estas mensagens são enviadas automaticamente por pessoas que estão com suas contas ou computador infectado. Vou explicar as três formas que os spammer utiliza para fazer isso com a conta de vocês.

Publicações automáticas do tipo "emagreça rápido"

Exemplo de publicação feita por spammer

Normalmente acontece quando você clica em um link ou cola o link em seu navegador. O link faz executar um script que pode fazer uma das três coisas que relato abaixo.

1 – Instalar um aplicativo no seu facebook fazendo com que sua conta fique a serviço deles.

2 – Instalar uma extensão em seu navegador que fará o envio das mensagens quando você loga no face.

3 – Instalar um vírus em seu computador que envia as mensagens sempre que você faz o login.

Solução da 1ª forma de infecção: Em um post anterior eu expliquei como fazer para remover um aplicativo indesejado no facebook. Se você ainda não viu clique aqui. Acontece que algumas das pessoas que fizeram o passo a passo ainda não ficaram limpos. Justamente porque a infecção do computador deles se deu através de uma das outras duas formas que citei.

Solução da 2ª forma de infecção: Se você já realizou o procedimento de remover aplicativo do facebook e não resolveu pode ser que o problema de seu computador seja uma extensão instalada no seu navegador. Veja como remover extensões indesejadas do Google Chrome. (Por enquanto só tenho para o Chrome, mas devo escrever para os outros também) e também como restaurar o Google Chrome para as configurações padrão. Caso estes procedimentos ainda não resolvam siga para a terceira solução.

Solução da 3ª forma de infecção: Esta é um pouco mais demorada, mas deve resolver diversos problemas de infecção. Trata-se do escaneamento ao reiniciar do Antivírus Avast. Se você ainda não tem o Avast instalado em seu computador eu estarei em breve escrevendo um artigo de Como instalar o Antivírus Avast e outro explicando Como fazer o escaneamento ao reiniciar com o Avast. Até sábado devo disponibilizar.

Se nenhuma destas formas funcionar para você chame um técnico, mas espero que estas dicas resolva o seu problema e lhe livre do inconveniente, bem como evite que sua conta fique prejudicada e até seja excluída.

 

Deixe uma resposta